Organizações ganham vantagens competitivas quando cada profissional tem a habilidade e a confiança para compreender, interpretar e utilizar dados com eficácia. Dessa forma, todos os envolvidos na produção e consumo de dados na organização possuem o entendimento e a capacidade para realizar análises de dados. Ampliar essa capacidade significa:
- Fazer as perguntas certas;
- Compreender quais dados são úteis;
- Interpretar os dados para obter resultados relevantes;
- Testar e analisar hipóteses;
- Criar visualizações de dados de fácil compreensão;
- Contar a história dos dados – data storytelling.
A Literacia em Dados será decisiva para empresas fluentes em dados. Porém um grande desafio para estas empresas, será preparar seus colaboradores, para um ambiente de trabalho mais automatizado e orientado a dados .
A alfabetização de dados, definida como a capacidade de ler, trabalhar, analisar e se comunicar com dados, passa a ser um conjunto completo de habilidades, competências, atitudes e conhecimentos, cada vez mais necessárias no ambiente de trabalho.
Profissionais de diversas formações e que atuam em diferentes setores precisam ampliar sua literacia de dados para conseguirem ajudar suas empresas a obterem vantagem competitiva a partir dos dados. A demanda por habilidades em lidar com dados segue o ritmo acelerado com as tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
*
Cursos publicados