Data Storytelling: empresas estão contratando!

Data Storyteller há vagas

Uma das habilidades cada vez mais requisitadas por empresas que estão contratando é a de data storytelling. Um levantamento recente feito pelo site Analytics India Mag listou empresas que estão contratando profissionais para análise de dados que entre as qualificações e habilidades, destacam como um dos diferenciais o data storytelling.

Dentre as empresas listadas estão a Cisco, Novartis, Philips, GE, Accenture, American Express, Uber, entre outras. A habilidade de contar a história dos dados têm sido requisitada pois as empresas percebem que será o próximo passo da transformação digital.

Com o volume cada vez maior de dados e a automação cada vez mais rápida das visualizações e insights, as empresas começam a demandar um processo de planejamento que ajude a obter como resultado: ações práticas. O Data Storytelling têm por um dos objetivos ajudar as equipes das empresas a obterem essas ações.

Data Storytelling Ações
Data Storytelling: conclusão indica ações

No conceito de planejar, as etapas e técnicas relacionadas ao contar a história dos dados, prepara a equipe para compreender melhor o objetivo da análise de dados. E por outro lado, o data storytelling, ajuda a apresentar os dados de uma forma mais compreensível também. Assim indicando nas conclusões ações para serem implantadas rapidamente pela empresa.

A empresa Sodexo, por exemplo, utilizou a narrativa de dados para reduzir o desperdício de alimentos. A empresa queria conscientizar os funcionários responsáveis ​​pelo gerenciamento de estoque sobre o impacto de suas atividades nos lucros. A narração de histórias de dados mostrou o impacto e ao apresentar claramente os dados, o desperdício de alimentos não foi apenas reduzido, mas uma a nova abordagem também levou à economia de custos.

United Overseas Bank promove Data Storytelling

O UOB (United Overseas Bank de Singapura) anunciou recentemente um programa de aprendizagem e desenvolvimento em todo o Grupo onde um dos pilares é o Data Storytelling. Seguindo uma pesquisa do Instituto de Bancos e Finanças de Cingapura (IBF) e da Autoridade Monetária de Cingapura, O UOB identificou que a análise de dados aumentará ou transformará 90% dos empregos no setor financeiro nos próximos cinco anos. Da mesma forma, as habilidades de gerenciamento de projetos continuarão a ser buscadas no futuro do trabalho e assim os profissionais precisam se especializar nessas áreas para que a empresa fique à frente dos desenvolvimentos do setor.

Um das trilhas de análise de dados e gerenciamento de projetos desenvolvidos pela equipe de treinamento do UOB, apresentam três estágios progressivos, que são totalmente digitais e projetados para ter um conteúdo compacto, para que os funcionários possam percorrê-los em seu próprio ritmo e conveniência.

UOB Better U Programme Data Storytelling
Trecho do Infográfico de divulgação às equipes e parceiros do UOB.
(Clique na imagem para baixar o PDF completo)

O profissional Data Storyteller (empresas estão contratando)

Além das habilidades que podem ser incorporadas em seu conhecimento, uma nova profissão de contador de história de dados surge no dia a dia das empresas.

Esse profissional reúne em suas competências chave: comunicação, analisar dados e planejamento.

Data Storyteller, planejar analisar e comunicar. Datastorytelling.com.br
Data Storyteller, o contador de história de dados.

O Data Storyteller ajuda as empresas a atingirem o objetivo dos negócios a partir das histórias dos dados. Por outro lado, ajuda a equipe interna a planejar o processo e comunicar os resultados de uma forma mais efetiva, ampliando a compreensão dos dados.

Essas habilidades do Data Storyteller, serão cada vez mais requisitadas por empresas para contratação de profissionais para suas equipes em diversas áreas de atuação, desde os cientistas de dados, assim como profissionais de marketing, vendas ou mesmo áreas de saúde e educação.


Autor: Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e têm realizado pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.

Leia também: Utilização de data storytelling em uma tecelagem

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos