Faça a pergunta certa aos dados e escute histórias interessantes.

Faça a pergunta certa aos dados

Quanto mais dados as empresas coletam, mais interessante ficam a história que contam. Essas histórias são desenvolvidas a partir das informações e insights obtidos com esses dados. Porém para que possam ajudar a empresa a avançar e melhorar o desempenho dos negócios, é necessário um planejamento que começa com a pergunta certa. Faça a pergunta certa aos dados e escute histórias interessantes.

Como exemplo, podemos perguntar qual dos segmentos de clientes é o mais lucrativo? Como pode ser reduzido o custo de aquisição de novos clientes? Quais recursos do produto em destaque precisam ser melhorado? Quais de seus melhores funcionários têm potencial de alcançar maiores objetivos? Ou aqueles que podem abandonar o “barco” mais rapidamente se pressionados? Quanto mais certa for a pergunta aos dados, mais interessante serão as histórias contadas por eles.

Data Storytelling

Utilizar a narrativa de dados, pode auxiliar as empresas a encontrarem essas perguntas de forma mais rápida. Para uma eficiência do Data Storytelling, planejar os passos é fundamental, principalmente para que as equipes não percam o foco do objetivo. A estratégia para consultar os dados permite obter insights significativos e evitar expedições caras e demoradas em busca de dados que não geram nenhuma visão prática .

Objetivo ao Insight (adaptado do Data Storytelling Canvas)
Objetivo ao Insight (adaptado do Data Storytelling Canvas)

Entretanto se subestimar ou limitar os dados, pode também demorar mais tempo e recurso para obter as respostas. Nesse ciclo, quanto mais assertivas forem as perguntas, mais rápido a empresa avança em seus objetivos e mercados. Lembre-se que não existem perguntas bobas ou estúpidas. Existem sim perguntas erradas para atingir determinado objetivo. Reforçando também que para cada resposta sempre haverá novas perguntas.

Algo que é fundamental para fazer a pergunta certa aos dados, é conhecer o interesse de cada público-alvo, interno (equipes da empresa) ou externo (clientes e fornecedores por exemplo). O mesmo conjunto de dados pode contar uma história para a equipe de finanças e outra história para a equipe de marketing, tudo dependerá da pergunta que cada área quer fazer, ou seja, que objetivo cada área têm. Para gerar insights impactantes, é necessário compreender as necessidades do público que pode ser a sua como líder da equipe de negócios.

Planejando a história dos dados
Planejando a história dos dados

Sintetizando para fazer perguntas certas aos dados, defina público-alvo (incluindo suas características), o objetivo desse público-alvo e quais dados (e análises) precisam para atingir esse objetivo.