Leia +

Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados.

🙂

1ª Edição 2020

5.0


O livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” reúne técnicas que ajudam profissionais de diversas áreas a apresentar dados de forma mais efetiva. Utilizando uma metodologia de planejamento ágil, comunicar e analisar dados de forma narrativa trará resultados mais rápidos e poderosos para a tomada de decisão.

Disponível em português na Amazon.com.br

O livro é composto por oito capítulos que abordam a aplicação de uma metodologia de planejamento para contar a história dos dados. São descritas dicas e técnicas para auxiliar o desenvolvimento do data storytelling. O Autor ainda faz uma homenagem a pesquisadores que inspiraram sua jornada no desenvolvimento do livro: Hans Rosling, Isaac Asimov, Goethe e Joseph Campbell.

Dimensões : 14 x 1.9 x 21 cm – Capa Comum
Publicação 1ª edição (28 janeiro 2021)
Editora: EDITORA CRV
ISBN: 978-65-5868-807-5
ISBN DIGITAL: 978-65-5868-806-8
DOI: 10.24824/978655868807.5
Ano de edição: 2020
Idioma : Português
Capa comum : 114 páginas

O livro foi avaliado pelo Conselho Editorial e Comitê Científico da Editora CRV, que publicou o livro nas versões impressas e digital. A Editora CRV com sede em Curitiba-PR é uma Editora Qualis, publicando títulos, temas e autores em diversas áreas, com livros aprovados no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e de pesquisadores das principais Universidades Brasileiras. Agradecimento e reconhecimento ao trabalho da equipe da CRV Editora, que foi fundamental para concretização e publicação desta obra.

O Conselho Editorial é formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que permite à Editora realizar uma revisão dos originais com mérito acadêmico e científico. Conheça os membros do Conselho Editorial e Científico da Editora CRV:

Aldira Guimarães Duarte Domínguez (UNB); Andréia da Silva Quintanilha Sousa (UNIR/UFRN); Anselmo Alencar Colares (UFOPA); Antônio Pereira Gaio Júnior (UFRRJ); Carlos Alberto Vilar Estêvão (UMINHO – PT); Carlos Federico Dominguez Avila (Unieuro); Carmen Tereza Velanga (UNIR); Celso Conti (UFSCar); Cesar Gerónimo Tello (Univer .Nacional; Três de Febrero – Argentina); Eduardo Fernandes Barbosa (UFMG); Elione Maria Nogueira Diogenes (UFAL); Elizeu Clementino de Souza (UNEB); Élsio José Corá (UFFS); Fernando Antônio Gonçalves Alcoforado (IPB); Francisco Carlos Duarte (PUC-PR); Gloria Fariñas León (Universidade; de La Havana – Cuba); Guillermo Arias Beatón (Universidade; de La Havana – Cuba); Helmuth Krüger (UCP); Jailson Alves dos Santos (UFRJ); João Adalberto Campato Junior (UNESP); Josania Portela (UFPI); Leonel Severo Rocha (UNISINOS); Lídia de Oliveira Xavier (UNIEURO); Lourdes Helena da Silva (UFV); Marcelo Paixão (UFRJ e UTexas – US); Maria Cristina dos Santos Bezerra (UFSCar); Paulo Romualdo Hernandes (UNIFAL-MG); Maria de Lourdes Pinto de Almeida (UNOESC); Renato Francisco dos Santos Paula (UFG); Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA); Rodrigo Pratte-Santos (UFES); Sérgio Nunes de Jesus (IFRO); Simone Rodrigues Pinto (UNB); Solange Helena Ximenes-Rocha (UFOPA); Sydione Santos (UEPG); Tadeu Oliver Gonçalves (UFPA); Tania Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA).

Ana Lucia de Alcântara Oshiro (UAM); Arnaldo Oliveira Souza Júnior (UFPI); Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ); Flávia Affonso Mayer (UFMG); Flávio Lins Rodrigues (UFJF); Helena Santiago Vigata (UnB); Júlio César Machado Pinto (UNA); Kelly Cristina de Souza Prudencio (UFPR); Liv Rebecca Sovik (UFRJ); Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI); Márcio Souza Gonçalves (UERJ); Marcos Rizolli (MACKENZIE); Maria Schirley Luft (UFRR); Mohammed ElHajji (UFRJ); Otacílio Amaral Filho (UFPA); Ricardo Ferreira Freitas (UERJ); Sergio Augusto Soares Mattos (UFRB); Suyanne Tolentino de Souza (PUC-PR).

1.Data Storytelling
Inspiração: Hans Rosling, o contador de história de dados
2.Data Storytelling Canvas
3.Apresente a História
3.1 Público-alvo
3.2 Objetivos do público-alvo
Indicadores
3.3 A Apresentação
Explore os Dados
4.1 Dados
4.2 Análise
4.3 Data Driven
Inspiração: Isaac Asimov e a inteligência artificial
Construa a História
5.1 Tema
5.2 Argumento
5.3 Storyboard
5.4 Personagens
6 Visualização de Dados
6.1 Foco Visual
6.2 Cores e Contrastes
6.3 A Cor Digital
6.4 Tipos de Visualizações de dados
6.5 Dashboard
6.6 Infográficos
Inspiração: Goethe e a Doutrina das Cores
Storytelling: Contando a história
7.1 Um pouco de história
7.2 A Jornada do Herói
Inspiração: Joseph Campbell e sua contribuição para o Cinema
8 Comunicação e apresentação
8.1 Palco e ensaio
8.2 Postura e voz
Bibliografia
Passo a passo: Planejamento Data Storytelling


5.0

Data Storytelling: agile planning for insight-driven communication

Autor: Stéfano Carnevalli
2023 (DS press)


Engage in conversations about data with your team. Quickly plan your data story presentations. Gain actionable insights and data from your target audience’s goals.

This quick guide brings the agile planning methodology used by the data storyteller, Stéfano Carnevallli. to develop presentations that meet the objectives of the target audience in the corporate environment. Using these techniques for more than 5 years in several works, the author developed a way to see the whole project in three stages: Data Storytelling Canvas, Hero’s Journey and Storyboard, focusing on obtaining insights and mainly indicating practical actions from the data.

5.0

Fluência em Dados: inovação e convergência

Autores: Sandra Elisabeth, Osmar F. Gonçalves e Stéfano Carnevalli
2024 (DS press)

Este livro é destinado a todos que desejam aproveitar os benefícios da fluência em dados, independentemente do nível de experiência. Ao longo das páginas, exploramos os princípios fundamentais da fluência em dados e como ela pode ser aplicada de maneira eficaz nas organizações (empresas, governo ou associações).Desde o entendimento de métricas, inovação com dados, literacia em dados, conceitos básicos de Inteligência Artificial, como aplicar melhoria contínua usando o 5S nos dados e a metodologia ágil da história dos dados para potencializar o uso dos dados. A fluência em dados não é apenas uma habilidade do futuro, mas uma competência essencial para o presente.

Rolar para cima