Leia +

Fluência em dados:
inovação e convergência

🙂

1ª Edição 2024

5.0

Fluência em Dados: inovação e convergência

Autores: Sandra Elisabeth, Osmar F. Gonçalves e Stéfano Carnevalli
2024 (DS press)


O livro “Fluência em Dados: Inovação e Convergência”, escrito por Sandra ElisabethOsmar F. Gonçalves e Stéfano Carnevalli, não é apenas informativo, mas também serve como um guia completo para ajudá-lo a dominar a linguagem dos dados. Ele capacita o leitor a converter dados em insights significativos e a compreender sua relevância no contexto empresarial.

Disponível em português na Amazon.com.br

Disponibilizado também para Kindle Unlimited

Obs: Capa Comum (impresso com imagens coloridas na Amazon.com com envio ao Brasil)

Disponível em português na Amazon.com

Kindle Ebook – (lembrando que o Kindle tem app Android, Windows e IOS)

Este livro é destinado a todos que desejam aproveitar os benefícios da fluência em dados, independentemente do nível de experiência. Ao longo das páginas, exploramos os princípios fundamentais da fluência em dados e como ela pode ser aplicada de maneira eficaz nas organizações (empresas, governo ou associações).

Desde o entendimento de métricas, inovação com dados, literacia em dados, conceitos básicos de Inteligência Artificial, como aplicar melhoria contínua usando o 5S nos dados e a metodologia ágil da história dos dados para potencializar o uso dos dados. A fluência em dados não é apenas uma habilidade do futuro, mas uma competência essencial para o presente.

Prefácio
Apresentação – Porque Este Livro Foi Escrito

Introdução: Conexão entre gerações pré-dados e geração fluente em dados
I. Contexto histórico da Geração pré-Dados
II. Principais Características da Geração pré-Dados
III. A estrutura de tomadas de decisões na Geração pré-Dados
IV. A Geração Fluente em Dados
V. A Transição para a Geração Fluente em Dados

Parte 1– Oportunidades com os dados

  • 1. Fluência em Dados: A Nova Linguagem da Inteligência Empresarial
    1.1. A Revolução dos Dados na Transformação da Comunicação Corporativa
    1.2. Desafios da Comunicação orientada em Dados
    1.3. Os Benefícios da Comunicação fluente em dados
    1.4. Treinamento e Comunicação – Diferenciais Competitivos
    1.5. Fluência em dados: a Nova Linguagem das empresas
  • 2. A Necessidade de Informações para Tomada de Decisão
    2.1. Dados e Informações
    2.2. Sistemas de Informações: Objetivo e Globalismo
    2.3. Informações nos Processos Industriais
    2.4. As Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s
    2.5. Sistema Integrado de Informação
  • 3. Potencializando a Inteligência de Negócios para Alcançar uma Inteligência Ativa
    3.1. Inteligência Ativa
    3.2. Profissionais Orientados a Dados
    3.3. Ecossistema de Produtos de Dados

    Parte 2 – Inovação com Dados
  • 4. Desenvolvimento de Inovação a Partir de Dados
    4.1. Conceituação de Inovação e Seus Tipos
    4.2. Informação e a Indústria 4.0
    4.3. Uso das TIC’s nas Eras Industriais
  • 5. Uma Visão Prática dos Dados
    5.1. Potência Não é Nada sem Controle
    5.2. A Importância do Controle nos Negócios
    5.3. Decidir Tomar Decisões
  • 6. Dados, Algoritmos e Inteligência Artificial. Presente.
    6.1. Considerações Iniciais
    6.2. Fundamentos da Inteligência Artificial – IA
    6.3. Dados como Base para o Learning Machine
    6.4. Labed e Non-Labed Data: o Fundamento do Machine Learning
    6.5. IA Generativa – Gerando Novas Perspectivas
    6.6. Módulos Preditivos
    6.7. LLM – Evolução do uso dos Dados e Aplicações
    6.8. Desafios Comuns na Implementação de Soluções IA

    Parte 3 – Potencializando o uso dos Dados
  • 7. Melhoria contínua: 5S Aplicado aos Dados
    7.1. A Curadoria ou Escolha dos Dados: Uso do 5S
    7.2. Como Aplicar o 5S aos Dados
  • 8. Literacia em Dados para Potencializar Equipes
    8.1. Habilidades para Domínio dos Dados
    8.2. Etapas de Aprendizagem
    8.3. Trilhas para alfabetização em dados
    8.4. Desafios no Processo de Alfabetização em Dados
  • 9. Data Storytelling para ampliar a fluência em dados
    9.1. Obter Insights Driven
    9.2. Potencializando o uso do BI
    9.3. Planejamento do Data Storytelling Integrado ao BI
    9.4. Metodologia Ágil do Data Storytelling

    Parte 4 – Futuro dos Dados
  • 10. O Futuro Dos Dados: inovação e convergência

    Bibliografia
    Índice de Figuras
    Autores

5.0

Data Storytelling: agile planning for insight-driven communication

Autor: Stéfano Carnevalli
2023 (DS press)


Engage in conversations about data with your team. Quickly plan your data story presentations. Gain actionable insights and data from your target audience’s goals.

This quick guide brings the agile planning methodology used by the data storyteller, Stéfano Carnevallli. to develop presentations that meet the objectives of the target audience in the corporate environment. Using these techniques for more than 5 years in several works, the author developed a way to see the whole project in three stages: Data Storytelling Canvas, Hero’s Journey and Storyboard, focusing on obtaining insights and mainly indicating practical actions from the data.

4.2

Data storytelling: Planejando e contando a história dos dados

Autor: Stefano Carnevalli
2020 (CRV Editora)

Data Storytelling reúne técnicas que ajudam profissionais de diversas áreas a apresentar dados de forma mais efetiva. Utilizando uma metodologia de planejamento ágil, comunicar e analisar dados de forma narrativa trará resultados mais rápidos e poderosos para a tomada de decisão.

Rolar para cima