O livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” reúne técnicas que ajudam profissionais de diversas áreas a apresentar dados de forma mais efetiva. Utilizando uma metodologia de planejamento ágil, comunicar e analisar dados de forma narrativa trará resultados mais rápidos e poderosos para a tomada de decisão.

Compre o livro Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados
Clique para comprar o livro AMAZON

O livro é composto por oito capítulos que abordam a aplicação de uma metodologia de planejamento para contar a história dos dados. São descritas dicas e técnicas para auxiliar o desenvolvimento do data storytelling. O Autor ainda faz uma homenagem a pesquisadores que inspiraram sua jornada no desenvolvimento do livro: Hans Rosling, Isaac Asimov, Goethe e Joseph Campbell.


Detalhes do produto
  • Publicação 1ª edição (28 janeiro 2021)
  • Editora: EDITORA CRV
  • ISBN:978-65-5868-807-5
  • ISBN DIGITAL:978-65-5868-806-8
  • DOI: 10.24824/978655868807.5
  • Ano de edição: 2020
  • Idioma : Português
  • Capa comum : 114 páginas
  • Dimensões : 14 x 1.9 x 21 cm
Data storytelling: Planejando e contando a história dos dados (Capa comum)

Sobre o Autor Stéfano Carnevalli

Stéfano Carnevalli, autor do livro “Data Storytelling”

Stéfano Carnevalli

Data Storyteller na startup Simples Data Science, fundador do datastorytelling.com.br. Pesquisador no tema e criador da metodologia ágil de planejamento do Data, Professor, consultor e Gestor de Projetos, formado em Marketing pela UNICID, Pós Graduado em Gestão Cultural pelo SENAC SP. Especialização em Produção de Conteúdo EAD (SENAC). Apoiou a criação de diversas startups e é um dos fundadores da Sýndreams Aceleradora, uma das 10 mais conceituadas do Brasil. Atuou também como Gerente Regional do CIESP em Santa Bárbara d’Oeste. Trabalhou como Agente de Desenvolvimento Local e Empreendedorismo no SENAC-SP. Foi Gerente Executivo do Instituto DESS (Desenvolvimento para o Empreendimento Social Sustentável) onde acumulou experiência em projetos com incentivo fiscal e formação de redes. Trabalhou por mais de 15 anos com desenvolvimento de projetos para Internet. Empreendedor percursor da internet no Brasil fundou em 1995 com amigos um provedor de internet, que foi vendido 2 anos mais tarde. linkedin.com/in/stefanocarnevalli/

Capítulos

  1. Data Storytelling 5
    Inspiração: Hans Rosling, o contador de história de dados 9
  2. Data Storytelling Canvas 11
  3. Apresente a História 17
    3.1 Público-alvo 17
    3.2 Objetivos do público-alvo 20
    Indicadores 22
    3.3 A Apresentação 23
  4. Explore os Dados 25
    4.1 Dados 27
    4.2 Análise 30
    4.3 Data Driven 33
    Inspiração: Isaac Asimov e a inteligência artificial 35
  5. Construa a História 37
    5.1 Tema 38
    5.2 Argumento 40
    5.3 Storyboard 42
    5.4 Personagens 44
    6 Visualização de Dados 46
    6.1 Foco Visual 47
    6.2 Cores e Contrastes 49
    6.3 A Cor Digital 51
    6.4 Tipos de Visualizações de dados 54
    6.5 Dashboard 61
    6.6 Infográficos 65
    Inspiração: Goethe e a Doutrina das Cores 69
  6. Storytelling: Contando a história 71
    7.1 Um pouco de história 71
    7.2 A Jornada do Herói 73
    Inspiração: Joseph Campbell e sua contribuição para o Cinema 79
    8 Comunicação e apresentação 81
    8.1 Palco e ensaio 82
    8.2 Postura e voz 84
    Bibliografia 86
    Passo a passo: Planejamento Data Storytelling 89

Editora CRV

Compre o livro Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados
Clique para comprar o livro direto na Editora CRV

O livro foi avaliado pelo Conselho Editorial e Comitê Científico da Editora CRV, que publicou o livro nas versões impressas e digital. A Editora CRV com sede em Curitiba-PR é uma Editora Qualis, publicando títulos, temas e autores em diversas áreas, com livros aprovados no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e de pesquisadores das principais Universidades Brasileiras. Agradecimento e reconhecimento ao trabalho da equipe da CRV Editora, que foi fundamental para concretização e publicação desta obra.

O Conselho Editorial é formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que permite à Editora realizar uma revisão dos originais com mérito acadêmico e científico. Conheça os membros do Conselho Editorial e Científico da Editora CRV:

Conselho Editorial:

Aldira Guimarães Duarte Domínguez (UNB); Andréia da Silva Quintanilha Sousa (UNIR/UFRN); Anselmo Alencar Colares (UFOPA); Antônio Pereira Gaio Júnior (UFRRJ); Carlos Alberto Vilar Estêvão (UMINHO – PT); Carlos Federico Dominguez Avila (Unieuro); Carmen Tereza Velanga (UNIR); Celso Conti (UFSCar); Cesar Gerónimo Tello (Univer .Nacional; Três de Febrero – Argentina); Eduardo Fernandes Barbosa (UFMG); Elione Maria Nogueira Diogenes (UFAL); Elizeu Clementino de Souza (UNEB); Élsio José Corá (UFFS); Fernando Antônio Gonçalves Alcoforado (IPB); Francisco Carlos Duarte (PUC-PR); Gloria Fariñas León (Universidade; de La Havana – Cuba); Guillermo Arias Beatón (Universidade; de La Havana – Cuba); Helmuth Krüger (UCP); Jailson Alves dos Santos (UFRJ); João Adalberto Campato Junior (UNESP); Josania Portela (UFPI); Leonel Severo Rocha (UNISINOS); Lídia de Oliveira Xavier (UNIEURO); Lourdes Helena da Silva (UFV); Marcelo Paixão (UFRJ e UTexas – US); Maria Cristina dos Santos Bezerra (UFSCar); Paulo Romualdo Hernandes (UNIFAL-MG); Maria de Lourdes Pinto de Almeida (UNOESC); Renato Francisco dos Santos Paula (UFG); Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA); Rodrigo Pratte-Santos (UFES); Sérgio Nunes de Jesus (IFRO); Simone Rodrigues Pinto (UNB); Solange Helena Ximenes-Rocha (UFOPA); Sydione Santos (UEPG); Tadeu Oliver Gonçalves (UFPA); Tania Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA).

Comitê Cientifico:

Ana Lucia de Alcântara Oshiro (UAM); Arnaldo Oliveira Souza Júnior (UFPI); Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ); Flávia Affonso Mayer (UFMG); Flávio Lins Rodrigues (UFJF); Helena Santiago Vigata (UnB); Júlio César Machado Pinto (UNA); Kelly Cristina de Souza Prudencio (UFPR); Liv Rebecca Sovik (UFRJ); Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI); Márcio Souza Gonçalves (UERJ); Marcos Rizolli (MACKENZIE); Maria Schirley Luft (UFRR); Mohammed ElHajji (UFRJ); Otacílio Amaral Filho (UFPA); Ricardo Ferreira Freitas (UERJ); Sergio Augusto Soares Mattos (UFRB); Suyanne Tolentino de Souza (PUC-PR).

Compra do Livro Impresso no site da Editora

https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35540-data-storytelling-brplanejando-e-contando-a-historia-dos-dados

Compre livro Data Storytelling
Compre direto da editora CRV

Compra do Livro na Amazon (impresso ou ebook digital)

Comprar versão livro Impresso na Amazon

Compras ebook kindle

Compre livro Data Storytelling