Como contar a história dos dados

Como contar a história dos dados

A narrativa de dados é uma tema recente, mas cada vez mais necessária no dia a dia das empresas data driven. Como contar a história dos dados, passou a ser uma das habilidades necessárias, para profissionais de diversas áreas.

Isso ocorre porque contar histórias é a forma como nós, compreendemos o mundo em que vivemos. E se os dados, cada vez mais, estão presentes nas nossas vidas, precisamos compreendê-los para tomada de decisão mais assertivas.

O Data Storytelling (Narrativa de Dados) ajuda na alfabetização de dados de todas as pessoas, independente de sua atuação numa empresa, organização social, governo ou mesmo como consumidor de produtos e serviços.

Histórias dos dados ajudam a comunicar com o público-alvo
Histórias ajudam a comunicar com o público-alvo

Por quê desenvolver Data Storytelling

Desenvolver o Data Storytelling permite fazer com que nosso público alvo, compreenda de forma mais rápida e eficaz as informações e insights gerados pelas análises complexas de dados. Uma narrativa de dados eficaz também pode:

  • Ajudar as empresas a compreender mellhor o conjunto de dados que possui focando no objetivo dos negócios.
  • Eliminar ruídos e riscos durante a análise de dados.
  • Fornecer credibilidade aos conjuntos de dados coletados.
  • Simplificar a exibição das informações para que seu público possa se envolver com seu conteúdo e tomar decisões críticas com mais rapidez e confiança.

Os três elementos principais para desenvolver a história dos dados envolve combinar:

Construção da narrativa
Ajude seu público a entender os dados, transformando informações complexas em percepções informativas e claras.

Recursos visuais ou táteis
Quando você apresenta recursos de visualizações de dados (imagens, cartões, tabelas, gráficos, sons, objetos) mais assertivos, o envolvimento do público é ampliado, pois passam a compreender melhor as informações e insights de dados.

Apresentar dados acionáveis
Somos naturalmente atraídos por análises. Quando apresentamos dados que podem gerar ações tangíveis, nosso público se identifica e aumenta a credibilidade na história.

Elementos principais para desenvolver a história dos dados
Elementos principais para desenvolver a história dos dados

Planejar, construir e contar a história dos dados

Para contar uma história dos dados algumas etapas são necessárias na formação profissional e pessoal. Embora a análise de dados pode estar associada a tecnologia da informação, hoje, esse tema é amplo e está associado a vários setores das empresas e sociedade.

Desde que comecei a trabalhar com Data Storytelling percebi a necessidade de planejar todo processo. Mas o planejamento precisa ser ágil, de fácil compreensão e implantação, tanto de forma individual como em equipe.

No livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” abordo uma metodologia de planejamento dividida em 3 etapas:

  1. Data Storytelling Canvas
  2. Jornada do Herói para Data Storytelling
  3. Storyboard ou Wireframe
Etapas do Planejamento do Data Storytelling
Etapas do Planejamento do Data Storytelling

A metodologia pode ser realizada individualmente, em equipe ou mesmo incluindo o público-alvo (diretoria, supervisores, clientes ou parceiros) em diversas etapas. O tempo para planejamento é rápido e depois as etapas de construção dependerão do prazo de entrega e volume de dados a serem analisados.

Ferramentas de automação análises x narrativas de dados

A narrativa de dados está mudando a forma como consumimos informações, e forçando as ferramentas de self-service BI (Power BI , Tableu, Qlik, Google Data, entre outros) a automatizarem processos de análise de dados. Porém, estas e outras ferramentas de automação, não substituem o toque humano quando precisamos contar a história dos dados, gerando percepções, insights e indicando ações de acordo com o perfil do público-alvo e seus objetivos.

Construir uma narrativa é extremamente importante no processo de análise de dados, mas criar uma história forte, que engage, encante e indique caminhos reais, depende de você ser capaz de compreender, traduzir e comunicar essas informações e insights.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Livro Data Storytelling
Stéfano Carnevalli – Data Storytelling

Compre na AMAZON ou Amazon ebook Kindle ou EDITORA CRV

Cursos Data Storytelling e Data Literacy

Treinamentos Corporativos

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin