A aplicação do Data storytelling contribui para literacia de dados de colaboradores, independente da área de atuação dentro de uma empresa. Porém a capacidade de obter insights de informações e agir a partir deles, se torna crucial para ampliar a vantagem competitiva das empresas. Assim, a metodologia do Data Storytelling contribui com um um conjunto de técnicas para transforma dados em histórias envolventes e de fácil compreensão. Direcionando para ação a partir das informações e insights, impulsiona a literacia em dados dos colaboradores nas empresas, promovendo uma cultura analítica ampla.

A literacia de dados ou alfabetização em dados (Data Literacy) pode ser definida como a evolução da capacidade de ler, analisar e comunicar dados. Reúne uma série de competências que permitem que os colaboradores de uma empresa consigam fazer perguntas certas e compreender quais dados são úteis.

Além de interpretar os dados para obter resultados relevantes, passam a saber como testar e analisar hipóteses. Conseguem criar visualizações de dados simples e de fácil compreensão para que lideres observem rapidamente os resultados. Pois comunicam, contam uma história de dados, indicando ações que auxiliem as tomadas de decisões. Sendo que essas competências são cada vez mais necessárias, independente do setor ou trabalho desenvolvido nas empresas. Embora essenciais, requerem um aperfeiçoamento constante, treinamentos, que podem ser medidos em mapas de literacia em dados.

mapas de literacia em dados

Mas o que é Data Storytelling?

Para definir o Data Storytelling, podemos citar dois autores renomados no tema e uma referencia do MIT Sloan. Mas algo comum, é que todos os conceitos direcionam para uma comunicação mais efetiva das informações e insights obtidos a partir das análises de dados, sempre focando o público-alvo:

  • “Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público. É a forma de contar a história dos seus dados.”(Carnevalli,2020)
  • “Uma história de dados é uma combinação eficaz de dados, narrativa e recursos visuais que procura explicar, esclarecer e envolver.” (Dykes, 2023)
  • “É a interpretação de dados e informações em um formato narrativo que ajuda os tomadores de decisão a absorver insights e iniciar ações apropriadas”. (MIT Sloan, 2020).

As técnicas que envolvem o Data Storytelling, combinam planejamento ágil e visualização de dados com narrativas, que comunicam informações de maneira clara e persuasiva. Pois ao apresentar dados dentro de um contexto narrativo planejado, podemos tornar as informações mais acessíveis e memoráveis. Permitindo aos colaboradores de uma empresa, independentemente de seu nível de experiência com dados, serem mais assertivos nas tomadas de decisão.

Técnicas Data Storytelling

Ao democratizar o acesso às informações e promover o diálogo sobre os dados, as técnicas de data storytelling ampliam o conhecimento analítico dos colaboradores. Porém o resultado melhor, é que empodera os colaboradores, tornando-os mais autônomos na tomada de decisões e na resolução de problemas.

Data Storytelling contribui com a literacia de dados dos colaboradores.

Apresentando dados dentro de uma história, os colaboradores podem entender melhor o significado por trás dos números e como eles se aplicam na empresa. Alinhando ao planejamento estratégico, podemos elencar uma série de benefícios que contribuem com a literacia de dados, e consequentemente com os objetivos de negócios, incluindo:

  • Melhora na tomada de decisões: com base em dados confiáveis e insights, os colaboradores tomam decisões mais assertivas e estratégicas, impulsionando o crescimento da empresa.
  • Aumento da produtividade: a fácil compreensão dos dados elimina gargalos de comunicação e otimiza o fluxo de trabalho, liberando tempo para atividades mais estratégicas.
  • Cultura analítica: o Data Storytelling promove uma cultura de análise e data driven na empresa, incentivando a busca por insights em todas as áreas.
  • Engajamento dos colaboradores: o planejamento das etapas permitem mais engajamento dos colaboradores, que se sentem valorizados e contribuem ativamente para o sucesso da empresa.
  • Inovação: a capacidade de dialogar sobre os dados e identificar novas oportunidades impulsiona a inovação e a criação de valor para a empresa.

Empresas mais fluentes em dados

Concluindo, ao transformar dados brutos em histórias compreensíveis, os colaboradores podem se tornar mais confiantes no uso das informações para impulsionar o sucesso da empresa. Assim, o Data Storytelling é uma ferramenta essencial para empresas que desejam impulsionar a literacia em dados, fortalecer a cultura analítica e alcançar melhores resultados.

Lembre-se que como todo processo, a compreensão é prática do Data Storytelling é uma jornada contínua e cíclica. Investir em treinamento e capacitação dos colaboradores, retornará ganhos, principalmente para se tornar mais fluente em dados. E assim, fazer com que a empresa, consiga explorar ferramentas e tecnologias inovadoras, incluindo inteligência artificial e automações data driven.

*imagem da capa do post (imagem destacada) elaborada por Stéfano Carnevalli utilizando auxilio do Microsoft Dalle-3, Copilot e finalizada no Power Point.

capa data literacy data storyelling

Treinamentos e cursos personalizados: Trilhas de Alfabetização em Dados(Literacia em Dados), Data Storytelling aplicados a apresentações ou desenvolvimento de dashboards contate diretamente stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou via linkedin.

Clique também para cursos, conteúdos da comunidade DataStorytelling no Na.io

Clique também para cursos, conteúdos da comunidade DataStorytelling no Na.io

Comments are closed

Seguir no LinkedIn