As técnicas de Data Storytelling podem para ampliar a fluência em dados, contribuindo com a literacia em dados dos profissionais de diversos setores nas empresas.

As empresas no cenário atual, tem como principal objetivo se tornarem orientada a dados (data driven), onde buscam formar uma cultura interna que utiliza os dados para tomada de decisão e para definir o planejamento estratégico. Numa cultura orientada a dados a empresa precisa compreender todo o contexto dos dados, o seu uso, questões relacionadas ao modelo de coleta, modelo de organização e para que servem.

Após compreender o básico em relação aos dados, as empresas iniciam um processo de gerenciamento e desbloqueio dos dados, assim conseguindo transformar as informações e insights obtidos em ideias e ações. O objetivo desse processo só será alcançado quando os profissionais, independente do setor da empresa, desenvolvam habilidades em dados e possibilitam que a empresa obtenha uma vantagem competitiva.

Fluência em Dados e Data literacy

A fluência de dados significa que os profissionais de uma empresa (individualmente e coletivamente) entendem e extraem um significado mais profundo dos dados em suas respectivas funções. E para que isso aconteça, é necessário desenvolver habilidades e conhecimentos em dados, aprimorar a literacia em dados.

Data Storytelling contribui com a fluência em dados

As técnicas de Data Storytelling podem contribuir com a fluência em dados diretamente de três formas:

  • Ajudar os profissionais a apresentar informações e insights em reuniões de trabalho de forma mais comunicativa e eficaz.
  • Promover diálogos sobre os dados, ampliando a compreensão rápida pelas equipes de conjuntos de dados.
  • Identificar insights acionáveis.

Para desenvolver o Data Storytelling (a história dos dados), utilizamos técnicas de comunicação, storytelling, análise de dados e de planejamento. Isso engloba conhecimentos relacionados à visualização de dados, apresentação, oratória, metodologias e organização. Essas técnicas ajudam a aprimorar a comunicação e apresentação, indicando os pontos chaves e organizando as ideias obtidas durante as analises de dados.

Aplicando técnicas de Data Storytelling

O diálogo sobre os dados pode se estimulado, utilizando o planejamento ágil do data storytelling, que inclui o DS Canvas, Jornada do Herói e Storyboard ou Wireframe. No Data Storytelling Canvas o primeiro passo é identificar o objetivo do público-alvo em relação aos dados, ao que foi solicitado, incluindo detalhes de como será apresentado os resultados. Durante o planejamento ágil aprofundamos o diálogo sobre os dados, identificando quais datasets e quais informações são necessárias para responder as perguntas certas, relacionadas aos objetivos.

Planejamento ágil do Data Storytelling

No contexto dos insights acionáveis, a elaboração da história dos dados ajuda os profissionais a compreenderem melhor as informações, ajudam a obter insights e direcionam às ações, ou seja, no final da apresentação, percebem novas possibilidades e indicam novos caminhos para o público-alvo.

Assim o Data Storytelling contribui efetivamente com a fluência de dados, ampliando o conhecimento dos profissionais, para que entendem e extraem um significado mais profundo dos dados, em suas respectivas funções, individualmente ou coletivamente. 


Acesse conteúdos sobre Fluência em Dados e Data Storytelling na plataforma Nas.IO.

Clique e inscreva-se gratuitamente na série Fluência em Dados: contando a história dos dados

Compre o conteúdo digital “Data Storytelling para ampliar a fluência em dados” (R$10)”

Cursos e orientações técnicas sobre Data Storytelling, fluência em dados e literacia em dados consulte diretamente pelo e-mail stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br

Categories:

Comments are closed

Seguir no LinkedIn