Inspiração: Hans Rosling

Hans Rosling

Por: Stéfano Carnevalli – datastorytelling.com.br

Obs: Trecho de capítulo do livro que estou escrevendo sobre planejamento do Data Storytelling

Em fevereiro de 2017 li uma notícia no site da BBC intitulada “Hans Rosling: Data visionary and educator dies aged 68”. A notícia descrevia sobre o médico, acadêmico, estatístico e orador público sueco Hans Rosling. Ele foi um grande apresentador de história de dados.

Hans Rosling
Hans Rosling, durante apresentação (Foto: www.bbc.co.uk/Divulgação)

Foi a primeira vez que ouvi falar dele, fiquei inspirado em suas palestras e causa que defendia. A partir daquele momento comecei a observar a apresentação de informações com dados de outro aspecto. E agora envolvido em analisar e contar história dos dados, percebo que tenho ainda muito a apreender com ele e outros grandes influenciadores da estatística pelo mundo. Em seu tempo o termo Data Storytelling ainda era pouco utilizado.

Hans Rosling (1948-2017) foi professor de Saúde Internacional no Instituto Karolinska, na Suécia, formado também em estatística, obteve o título de doutor em 1976, curiosamente no ano em que nasci. Destacado como uma das cem pessoas mais criativas nos negócios pela revista Fast Company em 2011 e uma das cem personalidades mais influentes do mundo pela revista Time em 2012. Em suas palestras, além dos gráficos mostrava uma narrativa instigante que concentrava a atenção do público para uma total compreensão dos dados.

Fonte: Gapminder World Poster 2015

Dados e fatos

Em conjunto com Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund, Hans Rosling foi um dos fundadores da Fundação Gapminder, que têm o objetivo de desenvolver material didático gratuito para desmontar conceitos errôneos e promover uma visão de mundo baseada em fatos e dados. A fundação foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de software Trendalyzer, uma ferramente de visualização de informações para animação de estatísticas.

Na fundação reforçava o atual momento da história humana, onde hoje existem estatísticas confiáveis e dados para quase todos os aspectos do desenvolvimento global. E esses dados mostram uma imagem onde a maioria das coisas melhora. De acordo com os estudos da Gapminder o mundo nunca foi um lugar ruim, reforçando que também não significa que seja perfeito. Há certezas como o desacelerar do crescimento populacional e um mundo cada vez mais globalizado. E com as pessoas se preocupando cada vez mais com o desenvolvimento global. E tudo isso confirmado com dados.

Sendo, hoje uma nova era de conhecimento e informação, Hans Rosling, percebeu a importância dos tomadores de decisão, decidirem com base em dados e não apenas em sua intuição ou achismos. Algo importante também nessa missão é que quanto mais pessoas passarem a produzir suas próprias informações com base em dados, mais o mundo avançará num processo igualitário e nossas decisões levarão a humanidade para um caminho melhor.

Contador de história de dados

Sua primeira conferência online de TED, chamada “As melhores estatísticas que você nunca viu” * (2006), foi assistida por milhões de pessoas em todo mundo. Na apresentação ele usou gráficos animados de bolhas para mostrar como os países em desenvolvimento estavam alcançando indicadores de desenvolvimento. Hans Rosling é uma inspiração para criar importantes histórias de dados!

*TED 2006 – Hans Rosling – https://www.ted.com/talks/hans_rosling_the_best_stats_you_ve_ever_seen

Para ler e ver mais sobre:

Entrevista:
Revista do IPEA – Ano 11 . Edição 80 – 23/06/2014
Hans Rosling – “A capacidade humana de buscar uma vida melhor avança mais rápido do que a economia”

Livro:
“Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos
Autores:Hans Rosling , Ola Rosling, Anna Rosling Rönnlund

Fundação Gapminder:
Website
Notícias e alertas sobre os dados referentes a COVID-19

Minha playlist Youtube para inspirar

#datastorytelling #brasil #stefanocarnevalli #hansrosling


Dica de Livro

“Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos” (Português) Capa comum – 29 julho 2019
por Hans Rosling (Autor), Ola Rosling (Autor), Anna Rosling Rönnlund (Autor), Vitor Paolozzi (Tradutor)


Autor desse artigo:

Stéfano Carnevalli, Data Storyteller na Simples Data e mentor na Sýndreams Aceleradora.
Linkedin: in/stefanocarnevalli

Curso “Data Storytelling, planejando a história dos dados.Clique para próximas turmas.