A narração de dados ajuda a tomada de decisão

A narração de dados ajuda a tomada de decisão

Na grande missão da Ciência de Dados, a narração de dados têm se destacado como um elemento importante que ajuda a tomada de decisão, transformando informações complexas em algo mais simples de compreensão. Quanto mais a comunicação das informações são compreendidas pelo público-alvo, mais a sua tomada de decisão se torna ágil e assertiva.

No livro “Data Science (The MIT Press Essential Knowledge series)” os autores John D. Kelleher e Brendan Tierney reforçam que o objetivo da ciência de dados é melhorar a tomada de decisões através da análise de dados. Dessa forma as análises e os insights têm um grande potencial de transformar negócios e a maneira como os decisores interagem com eles. 

“Data Science” de John D. Kelleher e Brendan Tierney, 2018, The MIT Press Essential Knowledge series

Embora há uma certeza que o processo de tomada de decisão precisa ser cada vez mais com base em dados, há muitos profissionais que ainda preferem seguir sua intuição. E não estão totalmente errados, pois quando fazem isso, significa que não conseguiram perceber o valor ou confiança nos dados.

Data Storytelling

A Análise de Dados precisa ter fontes confiáveis e serem apresentadas. Esse conjunto organizado e planejado aumentará a confiança e credibilidade para as pessoas tomarem decisões com base em dados. E uma narrativa em torno dos dados ampliará ainda mais a sua compreensão nesse mundo veloz e de rápidas decisões. 

O desafio de todo potencial da análise de dados está relacionado às pessoas. Enquanto há uma expansão de cientistas de dados e especialistas em big data, há uma demanda ainda pouco explorada de profissionais com competências para planejar a narrativa de dados e comunicar de forma eficaz. Contar uma história combinando palavras e números será a próxima fronteira no complexo mundo da análise de dados.

Quando analisamos o número de pessoas que acessam determinado conteúdo em um vídeo, o primeiro impulso é a quantificação, quantas pessoas assistiram. Porém  é insuficiente para tomar uma decisão em replicar mais ou menos conteúdos do mesmo tipo. Para responder essa perguntas temos que analisar outros dados  obtidos que podem explicar o por quê daquelas pessoas terem assistido aquele conteúdo. 

Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados

Contar a história desses dados ajuda o tomador de decisão a compreender as informações e ter mais confiança nos dados. Sim tomada de decisão envolve também confiança nos dados e no apresentador!

Autor do artigo:

Stéfano Carnevalli, Data Storyteller na Simples Data e mentor na Sýndreams Aceleradora.
Linkedin: in/stefanocarnevalli


Curso “Data Storytelling, planejando a história dos dados.Clique para próximas turmas.