Um dos desafios dos profissionais que precisam apresentar dados em reuniões ou mesmos palestras é atrair a atenção de seu público-alvo. O curso Data Storytelling, ministrado em Brasília – DF auxiliou profissionais de várias áreas de atuação com uma metodologia ágil de planejamento. Confira.
![](https://miro.medium.com/max/800/1*wfCnBHZ-VBP825pzoDKBug.jpeg)
Esse desafio nas empresas se intensificou com os processos de transformação digital que exige uma tomada de decisão mais racional do que intuitiva, forçando as equipes a analisarem dados cada vez mais rápido.
Uma orientação aos profissionais de Data Science, Áreas financeiras, de gestão, engenharia e outras é para que apreendam a contar a história dos dados, o “tal” do Data Storytelling. E assim facilitar a comunicação entre apresentador e público-alvo.
Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público.É a forma de contar a história dos seus dados. (Carnevalli. S., 2019)
![](https://miro.medium.com/max/800/1*vxUuHJvHSCLfrZJwaR1Mzg.jpeg)
Mas contar essa história dos dados exige um planejamento. Recentemente desenvolvi e apliquei uma metodologia ágil de planejamento de Data Storytelling (que em breve será lançado em livro) para facilitar o trabalho e principalmente a comunicação entre os profissionais da equipe.
O planejamento acontece nas seguintes etapas:
- Identificar o Público-Alvo (quem quer ver as informações e insights dos dados)
- Qual objetivo do Público-Alvo
- Como será a apresentação (local, infraestrutura, notebook, smartphone, projeção, papel?)
- Obter dados disponíveis e listar dados não disponíveis que podem ajudar
- Analisar os dados com foco no objetivo do público-alvo
- Construir a história (tema central, argumento, storyboard, tipos de visualizações (gráficos) utilizados.
- Desenvolver a apresentação com as visualizações
- Apresentar
![](https://miro.medium.com/max/2560/1*Olmrw2Xh30iNRKXGl5KLrQ.jpeg)
![](https://miro.medium.com/max/601/1*ZdmiK55rqp02Me8QbL4YIg.jpeg)
Um dos resultados desse processo de planejamento é ser mais assertivo nas análises de dados que precisam ser feitas e com isso otimizar tempo e evitar retrabalho.
![](https://miro.medium.com/max/2560/1*_eZW--SA38FLbvsY7sfjeg.jpeg)
A fase de planejamento é uma oportunidade para desenvolver o trabalho em equipe, uma vez que demandamos de profissionais de diversas áreas (TI, Gestão, Estatísticas, Artistas entre outros) para ter uma eficiência maior na análise de dados.
![](https://miro.medium.com/max/269/1*RfNixkspAfaw0qN1V_Nnfg.jpeg)
Stéfano Carnevalli é especialista em Data Storytelling. Pioneiro da internet no Brasil, atualmente é sócio da Sýndreams Aceleradora de startups e empresas e um dos fundadores da startup Simples Data que atua com Data Science.
Autor do artigo:
Stéfano Carnevalli, Data Storyteller na Simples Data e mentor na Sýndreams Aceleradora.
Linkedin: in/stefanocarnevalli
Comments are closed