Compreendendo a Jornada da Alfabetização em Dados

Data Literacy Workshop

O Workshop realizado em 30 de junho de 2021 sobre “Data Literacy – Compreendendo a Jornada da Alfabetização em Dados” reuniu 30 participantes de diversas empresas e cidades do Brasil.

Alguns participantes no workshop Data Literacy

A alfabetização em dados é um componente critico para tomada de decisão e compreende a capacidade de analisar, compreender e comunicar dados.

Durante as 2 horas de evento, Stéfano Carnevalli (Data Storyteller, consultor, professor e autor) instigou os participantes com conteúdos e exercícios práticos relacionados a Data Literacy. Temas como Tomada de Decisão orientada a dados, Empresas Data Driven e etapas do planejamento da alfabetização em dados nas empresas foram abordados durante o workshop.

Ferramentas que podem ser utilizadas para alfabetização em dados na empresa

Além das 6 etapas para implantação de uma cultura Data literacy na empresa, foi apresentada a metodologia de planejamento do Data Storytelling, que pode ser utilizado como ferramenta prática para auxiliar a alfabetização de dados na empresa. A metodologia faz parte de um estudo amplo publicado no livro “Data Storytelling, planejando e contand a história dos dados” do autor Stéfano Carnevalli (Editora CRv, 2020).

Metodologia Ágil de Planejamento do Data Storytelling por Stéfano Carnevalli

Uma das perguntas levantadas pelos participantes do workshop foi “Qual maior dificuldade que você enxerga hoje nas organizações quando o tema é alfabetização em dados?”. A resposta para esta pergunta está alinhada com 4 desafios:

  1. Falta de governança: a empresa precisa definir em seu planejamento estratégico qual é a politica de uso de dados, incluindo questões de proteção, sigilo e legislação (LGPD por exemplo).
  2. Estrutura organizacional centralizada: todos os setores da empresas precisam ser orientados a dados, não pode fazer parte apenas de um departamento especifico.
  3. Não ter “Defensor dos dados”: é necessários que a Diretoria defenda os dados e nomeie nos diversos setores da empresa, lideres também defensores dos dados para tomada de decisão.
  4. Insegurança da Equipe: os colaboradores e funcionários precisam compreender a importãncia do uso de dados, assim como não podem se sentir inseguros na leitura das informações e respostas das análises.
Desafios para implantação de Data Literacy na organização
Desafios para implantação de Data Literacy na organização

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre os tópicos do Workshop e sobre o professor. O workshop também está disponível em formato de Curso no Sympla Play com Certificado de Conclusão.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Livro Data Storytelling
Stéfano Carnevalli – Data Storytelling

Compre na AMAZON ou EDITORA CRV

Leia também: Data literacy, usando narrativa de dados para informações mais acessíveis

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

Treinamentos Corporativos

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin