Fluência em Dados

O evento “Data Fluency: construindo uma empresa fluente em dados” aconteceu em outubro de 2022, reunindo conteúdos sobre o tema e a participação de profissionais de diversas empresas que enfrentam o desafio de tomarem decisão mais orientada a dados.

Fluência em Dados
Fluência em Dados

Os palestrantes trouxeram suas respectivas experiencias ao longo de suas trajetórias corporativas e de aprendizado. Contextualizando a “Fluência em Dados: quantidade de dados não é nada sem controle e decisões assertivas“, Osmar Gonçalvez (consultor Executivo no Brasil e EUA, desenvolve orientações relacionadas a participação no mercado de carteiras, identificação de novos nichos de negócios e transformação digital a partir de estratégias orientadas a dados. com mais de 40 anos de experiência em gestão de pessoas e negócios, trabalhou na IBM onde, em 30 anos de atividades, ocupou cargos gerenciais: Executivo de Serviços Brasil; Diretor de Negócios para a América Latina e Diretor de Novos Negócios Globais), traz apontamentos importantes sobre o poder dos dados e sua influência na tomada de decisão nas empresas.

O palestrante Stéfano Carnevalli ( Professor, consultor, Data Storyteller, ministra treinamentos e orientações técnicas relacionados a Data Fluency, Data Literacy e Data Storytelling. Autor do livro “Data Storytelling:planejando e contando a história dos dados“, atua há mais de 20 anos com desenvolvimento de soluções digitais, sendo um dos percursores da Internet no Brasil e trabalhando com soluções Microsoft Power BI e Azure Analytics), aprofundou sobre o tema de fluência em dados, trazendo alguns caminhos para iniciar essa jornada nas empresas.

Desafios das empresas quanto a fluência em dados

Os participantes, dentre eles profissionais de empresas como Villares Metals, Howden, Furukawa Electric Latam, Hospital Sírio-Libanês, Wilson Sons, Google, Thomson Reuters e B2B Reservas, promoveram um diálogo rico em perguntas e contribuições, que ampliaram o escopo do evento. De acordo com os participantes do evento, quanto a pergunta “Sua empresa está implantando um programa de Fluência em Dados”, 35,50% das empresas está estudando o tema, 6,25% estão planejando implantar um programa e 31,25% já está implantando um programa.

A empresa está implantando um programa de Fluência em Dados
A empresa está implantando um programa de Fluência em Dados

Dentre os desafios está nítida a importância em avançar além dos dashboards e garantir que as equipes saibam obter as perguntas certas para gerar insights acionáveis. Os primeiros passos envolvem:

  • Avaliar pontos fortes e fracos
  • Definir um plano organizacional
  • Definir treinamento e habilidades necessárias
  • Organizar os dados como produto
  • Fazer um inventário de produtos de dados
  • Definir um roteiro de tecnologia

Converse com a equipe da Simples Data e Data Storytelling.com.br e consulte sobre como implantar um programa de Fluência em Dados. Contato direto com o especialista stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br

Categories:

Comments are closed

Seguir no LinkedIn