Data Storytelling Canvas

Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público.

É a forma de contar a história dos seus dados.

Utilizado como uma ferramenta na área de Data Science (Ciência de Dados), o Data Storytelling auxilia os profissionais a ampliarem suas competências e alcançarem melhores resultados na apresentação de suas analises de dados. É a forma de contar a história dos seus dados.

Data Science & Data Storytelling

Data Storytelling Canvas

Quando fundamos a startup Simples Data (eu Stéfano Carnevalli e Raphael Peruccini) para atuar com Data Science, identificamos a necessidade de ter um processo que auxiliasse a equipe a apresentar melhor as analises de dados.

Há uma dificuldade clara nos profissionais de Data Science ou mesmo de outras áreas em como apresentar suas analises e resultados, e às vezes até como conduzir o trabalho com o cliente.

Reunindo conhecimento de negócio e de apresentações usando técnicas de storytelling, somada a algumas referências bibliográficas chegamos a uma primeira versão da Data Storytelling Canvas. Com ela desenvolvemos um curso sobre o tema (aplicado em algumas turmas) e também conversamos com alguns profissionais do setor para ajustes.

A Simples Data também está ministrando cursos sobre Data Storytelling.

A Data Storyteling Canvas que compartilhamos é a que temos aplicado em nossos trabalhos e também em cursos ministrados para profissionais de diversas áreas. A ferramenta administrativa agiliza o processo e ajuda a alinhar a necessidade do cliente.

Pode ser utilizada para apresentação em uma reunião, para seu supervisor, numa sala de aula, ou mesmo para um grande público.

Data Storytelling Canvas
Data Storytelling Canvas

Áreas de preenchimento

A Data Storyteling Canvas é dividida em 3 áreas:

1. Apresente sua história

a. Público-Alvo (Para quem vou apresentar? Qual perfil?);

b. Objetivos (Qual a pergunta que temos que responder? Para quê? Qual finalidade?);

c. Apresentação (Como será? Quais recursos disponíveis? Quanto tempo? Quantos participantes?);

2. Explore os dados

a. Dados (Quais dados disponibilizados? Quais outros dados serão necessários? Quais fontes? Onde estão armazenadas?);

b. Análise (Que interpretações têm dos dados? O que surpreenderia o público-alvo);

3. Construa a história

a. Tema (Qual tema central da apresentação? Será utilizada alguma metáfora?);

b. Argumento (Palavras chaves do roteiro da apresentação. Passos do roteiro.);

c. Personagens (Que tipos gráficos utilizar? Imagens? Textos?).


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.

Leia também: Data Driven: data storytelling é o próximo passo

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin

Leia também o livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

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