Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público.
É a forma de contar a história dos seus dados.
Utilizado como uma ferramenta na área de Data Science (Ciência de Dados), o Data Storytelling auxilia os profissionais a ampliarem suas competências e alcançarem melhores resultados na apresentação de suas analises de dados. É a forma de contar a história dos seus dados.
Data Storytelling Canvas
Quando fundamos a startup Simples Data (eu Stéfano Carnevalli e Raphael Peruccini) para atuar com Data Science, identificamos a necessidade de ter um processo que auxiliasse a equipe a apresentar melhor as analises de dados.
Há uma dificuldade clara nos profissionais de Data Science ou mesmo de outras áreas em como apresentar suas analises e resultados, e às vezes até como conduzir o trabalho com o cliente.
Reunindo conhecimento de negócio e de apresentações usando técnicas de storytelling, somada a algumas referências bibliográficas chegamos a uma primeira versão da Data Storytelling Canvas. Com ela desenvolvemos um curso sobre o tema (aplicado em algumas turmas) e também conversamos com alguns profissionais do setor para ajustes.
A Data Storyteling Canvas que compartilhamos é a que temos aplicado em nossos trabalhos e também em cursos ministrados para profissionais de diversas áreas. A ferramenta administrativa agiliza o processo e ajuda a alinhar a necessidade do cliente.
Pode ser utilizada para apresentação em uma reunião, para seu supervisor, numa sala de aula, ou mesmo para um grande público.
Áreas de preenchimento
A Data Storyteling Canvas é dividida em 3 áreas:
1. Apresente sua história
a. Público-Alvo (Para quem vou apresentar? Qual perfil?);
b. Objetivos (Qual a pergunta que temos que responder? Para quê? Qual finalidade?);
c. Apresentação (Como será? Quais recursos disponíveis? Quanto tempo? Quantos participantes?);
2. Explore os dados
a. Dados (Quais dados disponibilizados? Quais outros dados serão necessários? Quais fontes? Onde estão armazenadas?);
b. Análise (Que interpretações têm dos dados? O que surpreenderia o público-alvo);
3. Construa a história
a. Tema (Qual tema central da apresentação? Será utilizada alguma metáfora?);
b. Argumento (Palavras chaves do roteiro da apresentação. Passos do roteiro.);
c. Personagens (Que tipos gráficos utilizar? Imagens? Textos?).
Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.
Leia também: Data Driven: data storytelling é o próximo passo
Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:
SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand
Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos
Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin
Leia também o livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.
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