Data Storytelling para uma Galeria de Artes.

Data Storytelling Galeria Arte

Recentemente desenvolvi um trabalho de Data Storytelling para uma Galeria de Artes plásticas. Nesse artigo vou compartilhar um pouco desse trabalho. Reforço que devido a confidencialidade de dados, as informações utilizadas são apenas exemplos para exercício e estudo de caso. E não devem ser utilizadas para trabalhos reais.

A apresentação desse projeto de história de dados foi finalizada no Power BI, ferramenta que a empresa já utilizava para visualização e análise de dados. Confira as partes desse artigo:

  • Planejamento do Data Storytelling
  • Exemplo da apresentação utilizando o Power BI
  • Vídeo gravado da Palestra no Canal EsTaTiDados comentando sobre este estudo de caso

Planejando o Data Storytelling

Utilizando a metodologia Data Storytelling Canvas o planejamento do Data Storytelling seguiu a partir dos objetivos centrais dos Diretores da Galeria de Artes que eram:

  1. Orientar estratégias vendas online
  2. Incentivo a novos colecionadores de artes.

O trabalho foi dividido em duas partes, sendo considerado o objetivo 2 como prioritário e que serviria depois também para orientar as estratégias de vendas online.

Data Storytelling Canvas destacando o Explore os Dados e Construa  história para o objetivo 2 (Incentivo a novos colecionadores de artes)
Data Storytelling Canvas destacando o Explore os Dados e Construa história para o objetivo 2 (Incentivo a novos colecionadores de artes)

Um dos desafios do trabalho foi buscar dados de mercado atuais já com projeções em relação ao cenário de COVID-19. Dados da Pi-ex auxiliaram parte desse desafio e resultados de leilões em 2020 de grandes obras também contribuíram em apontar novas oportunidades de comunicação. A Galeria possuir um CRM dos clientes com dados fundamentados também possibilitou ter algumas métricas de projeção de resultados futuros.

Jornada do Herói para contar a história dos dados

A apresentação do trabalho foi elaborada seguindo a analogia da Jornada do Herói proposto no livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”. A apresentação destaca o cenário atual com o conflito da pandemia no mercado de artes. E para minimizar o questionamento sobre o investimento em arte, segue com dados de resultados das revendas de obras por colecionadores clientes da Galeria. A superação é apresentada com dados de buscas e interesses sobre novos artistas, seguido das vendas bem sucedidas recentes dos Museus e colecionadores de grandes obras.

Jornada do Herói adaptada para o Data Storytelling
Jornada do Herói adaptada para o Data Storytelling

Durante o processo de elaboração do trabalho, ajustes no planejamento ágil são realizados, principalmente com os resultados obtidos com as análises de dados. Novos insights são identificados e com isso podemos apontar ações para o público-alvo. Nesse caso o resultado foram:

  • Dados e informações que serão apresentadas a novos colecionadores
  • Avançar um estudo preditivo para identificar novos artistas potenciais
  • Reunir depoimentos de colecionadores para incentivar novos

Criando a apresentação do Data Storytelling com Power BI

Para desenvolvimento da apresentação foi utilizado o Microsoft Power BI a partir de esboços do Storyboard. Esse processo agiliza a produção e permite ajustes rápidos com o cliente, antes de iniciar o desenvolvimento no Power BI. Em equipe essa etapa do planejamento auxilia ajustes e divisão de tarefas.

Storyboard utilizado no planejamento do Data Storytelling para rascunho da apresentação
Storyboard utilizado no planejamento do Data Storytelling para rascunho da apresentação

A seguir você pode navegar nas telas do Power BI que foram utilizadas na apresentação do trabalho. Lembrete: embora os dados foram alterados para este exemplo, foram mantidas as interações e análises do Power BI. Clique nos gráficos para visualizar.

Confira a seguir a palestra com mais comentários sobre o processo de elaboração do planejamento e dicas de como utilizar o Power BI para criar suas apresentações.

Palestra no canal EsTaTidados Power BI para apresentar história de dados

Confira palestra no Canal EsTaTiDados que ministrei com dicas sobre como criar a apresentação da história dos dados utilizando o Microsoft Power BI. Comentando sobre esse estudo de caso da Galeria de Artes.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Livro Data Storytelling
Stéfano Carnevalli – Data Storytelling

Compre na AMAZON ou EDITORA CRV

Leia também: Aplicação da metodologia de planejamento do Data Storytelling

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin