Data Storytelling Galeria Arte

Recentemente desenvolvi um trabalho de Data Storytelling para uma Galeria de Artes plásticas. Nesse artigo vou compartilhar um pouco desse trabalho. Reforço que devido a confidencialidade de dados, as informações utilizadas são apenas exemplos para exercício e estudo de caso. E não devem ser utilizadas para trabalhos reais.

A apresentação desse projeto de história de dados foi finalizada no Power BI, ferramenta que a empresa já utilizava para visualização e análise de dados. Confira as partes desse artigo:

  • Planejamento do Data Storytelling
  • Exemplo da apresentação utilizando o Power BI
  • Vídeo gravado da Palestra no Canal EsTaTiDados comentando sobre este estudo de caso

Planejando o Data Storytelling

Utilizando a metodologia Data Storytelling Canvas o planejamento do Data Storytelling seguiu a partir dos objetivos centrais dos Diretores da Galeria de Artes que eram:

  1. Orientar estratégias vendas online
  2. Incentivo a novos colecionadores de artes.

O trabalho foi dividido em duas partes, sendo considerado o objetivo 2 como prioritário e que serviria depois também para orientar as estratégias de vendas online.

Data Storytelling Canvas destacando o Explore os Dados e Construa  história para o objetivo 2 (Incentivo a novos colecionadores de artes)
Data Storytelling Canvas destacando o Explore os Dados e Construa história para o objetivo 2 (Incentivo a novos colecionadores de artes)

Um dos desafios do trabalho foi buscar dados de mercado atuais já com projeções em relação ao cenário de COVID-19. Dados da Pi-ex auxiliaram parte desse desafio e resultados de leilões em 2020 de grandes obras também contribuíram em apontar novas oportunidades de comunicação. A Galeria possuir um CRM dos clientes com dados fundamentados também possibilitou ter algumas métricas de projeção de resultados futuros.

Jornada do Herói para contar a história dos dados

A apresentação do trabalho foi elaborada seguindo a analogia da Jornada do Herói proposto no livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”. A apresentação destaca o cenário atual com o conflito da pandemia no mercado de artes. E para minimizar o questionamento sobre o investimento em arte, segue com dados de resultados das revendas de obras por colecionadores clientes da Galeria. A superação é apresentada com dados de buscas e interesses sobre novos artistas, seguido das vendas bem sucedidas recentes dos Museus e colecionadores de grandes obras.

Jornada do Herói adaptada para o Data Storytelling
Jornada do Herói adaptada para o Data Storytelling

Durante o processo de elaboração do trabalho, ajustes no planejamento ágil são realizados, principalmente com os resultados obtidos com as análises de dados. Novos insights são identificados e com isso podemos apontar ações para o público-alvo. Nesse caso o resultado foram:

  • Dados e informações que serão apresentadas a novos colecionadores
  • Avançar um estudo preditivo para identificar novos artistas potenciais
  • Reunir depoimentos de colecionadores para incentivar novos

Criando a apresentação do Data Storytelling com Power BI

Para desenvolvimento da apresentação foi utilizado o Microsoft Power BI a partir de esboços do Storyboard. Esse processo agiliza a produção e permite ajustes rápidos com o cliente, antes de iniciar o desenvolvimento no Power BI. Em equipe essa etapa do planejamento auxilia ajustes e divisão de tarefas.

Storyboard utilizado no planejamento do Data Storytelling para rascunho da apresentação
Storyboard utilizado no planejamento do Data Storytelling para rascunho da apresentação

A seguir você pode navegar nas telas do Power BI que foram utilizadas na apresentação do trabalho. Lembrete: embora os dados foram alterados para este exemplo, foram mantidas as interações e análises do Power BI. Clique nos gráficos para visualizar.

Confira a seguir a palestra com mais comentários sobre o processo de elaboração do planejamento e dicas de como utilizar o Power BI para criar suas apresentações.

Palestra no canal EsTaTidados Power BI para apresentar história de dados

Confira palestra no Canal EsTaTiDados que ministrei com dicas sobre como criar a apresentação da história dos dados utilizando o Microsoft Power BI. Comentando sobre esse estudo de caso da Galeria de Artes.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Livro Data Storytelling
Stéfano Carnevalli – Data Storytelling

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Leia também: Aplicação da metodologia de planejamento do Data Storytelling

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

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Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin

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