Capacite sua equipe para serem contadores de histórias de dados

Capacite em Narrativa de dados

Conseguir interpretar e compartilhar percepções de análises e inteligência de negócios é uma habilidade essencial para todos os profissionais da empresa. Capacite sua equipe para serem contadores de histórias de dados e os resultados das tomadas de decisão serão cada vez mais assertivos.

Qualquer profissional pode desenvolver habilidades analíticas. E o Data Storytelling (planejar e contar a história de dados) é uma forma rápida e eficaz para se conseguir essa habilidade.

Planejando a história dos dados
Planejando a história dos dados

Esse processo de narrar dados ao invés apenas de exibi-los em dashboards magníficos, está se tornando uma habilidade crítica para os negócios, que serve como uma ligação entre a análise e a tomada de decisão. Essa habilidade têm sido cada vez mais necessária para as empresas.

Com isso os líderes passam a demandar capacidades de narrativa de dados não somente para os cientistas de dados, mas também para outros profissionais da equipe em todas as partes da organização – vendas, marketing, operações, finanças, logística, produção e outros – assim garantindo que os tomadores de decisão internos permaneçam no caminho certo.

E ainda faltam pessoas alfabetizadas em dados no dia a dia dos negócios. Uma pesquisa publicada em 2013, pelo National Center for Education Statistics (EUA) naquele ano já apontava a baixa capacidade de adultos nas questõe de “Alfabetização, Numeração e Solução de Problemas em Ambientes Ricos em Tecnologia”.

Principais Elementos da Pesquisa de Competências de Adultos
Fonte: Principais Elementos da Pesquisa de Competências de Adultos (PIAAC)

Para a pesquisa utilizaram como referência o Program for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC) que define, seguindo preceitos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE):

  • Alfabetização: Compreensão, avaliação, uso e envolvimento com texto escrito para participar da sociedade, para atingir seus objetivos e desenvolver seu conhecimento e potencial.
  • Componentes de leitura: Habilidades fundamentais para desenvolver letramento e numeramento necessários para o funcionamento em sociedade, considerando de acordo com cada idioma o vocabulário de leitura, compreensão e escrita de frases.
  • Numeracia: Avaliar a capacidade de acessar, usar, interpretar e comunicar matemática, informações e ideias, para se envolver e gerenciar as demandas matemáticas de uma variedade de situações incluindo computação básica, fundamental para o funcionamento no trabalho diário e na vida social.
  • Resolução de problemas em ambientes ricos em tecnologia: Usar tecnologia digital, ferramentas de comunicação e redes para adquirir e avaliar informações, comunicar-se com outras pessoas e realizar tarefas práticas.

Para tomada de decisão, capacite sua equipe

A tomada de decisões baseada em dados melhora significativamente o desempenho dos negócios. Não há um caminho simples para ensinar os membros da equipe a interpretar gráficos, painéis e visualizações essenciais para os negócios, mas ensiná-los a contar história de dados pode acelerar esse aprendizado.

Ser alfabetizado em dados significa entender de onde vêm as informações
Data Storytelling para alfabetização em dados

Ser alfabetizado em dados significa entender de onde vêm as informações, por que são coletadas e como são usadas para impulsionar os negócios. Equipes que trabalham em empresas com culturas de alfabetização em dados sabem que não devem tomar decisões baseadas apenas em suposições.

O Data Storytelling não envolve apenas a capacidade de avaliar e trabalhar com dados, mas também comunicar e aplicar os dados. Além disso, ao contrário de comunicar uma única informação, a narrativa de dados exige que o narrador forneça contexto para “definir o cenário” de forma mais ampla.

Os contadores de histórias usam narrativas baseadas em dados para esclarecer, envolver e auxiliar a compreensão de toda a equipe, principalmente para aquelas que ainda a análise de dados está indisponível, inacessível ou simplesmente não é o seu foco. Além de narrar dados, os profissionais ensinados com Data Storytelling desenvolvem competências analíticas, de visualização de dados e principalmente de planejamento.

Capacite a sua equipe para uma cultura Data Storytelling
Passos para uma cultura Data Storytelling

Esses contadores de histórias ajudam os tomadores de decisão a entender o significado comercial e “humano” das descobertas da análise e a tecer esses insights em narrativas atraentes. Essas histórias melhoram a tomada de decisões e também inspiram a confiança, a compreensão e a agência de que os membros da equipe precisam para transmitir um significado à medida que aplicam esses insights às suas próprias responsabilidades.

É fato que as organizações não podem continuar sem uma abordagem corporativa de inteligência de negócios orientada a dados. Preparar funcionários regulares para se tornarem contadores de histórias de dados, cria uma equipe mais assertiva e diminui custos de contratação de profissionais analíticos (exemplo Cientista de Dados, Matemáticos, Estatísticos) cada vez mais escasso no mundo corporativo. Capacite sua equipe e amplie as oportunidades que os dados podem oferecer.

Conforme as metas são ajustadas e as tecnologias de análise evoluem, ou mesmo automatizam, uma cultura de narrativa de dados pode ser a chave estratégica. E o inicio é capacitar as equipes para enfrentar esses desafios futuros de se orientarem por dados.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Livro Data Storytelling
Stéfano Carnevalli – Data Storytelling

Compre na AMAZON ou EDITORA CRV

Leia também: Data Storytelling para uma galeria de artes

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

Treinamentos Corporativos

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin