Pular para o conteúdo

Números podem parecer estranhos para as pessoas

Os números podem parecer estranhos para as pessoas. São tão incompreensíveis, na maior parte das vezes, quanto os diversos termos que lemos sobre o universo dos dados. No atual cenário, os dados podem ser chamados de novo petróleo. Mas na verdade são os novos tipos de solo, onde vamos cultivar, minerar, irrigar e colher.

E assim, após colhermos os dados, precisamos prepará-los para que as pessoas compreendam os números gerados por eles. A alfabetização em dados (data literacy) e a narrativa de dados (Data Storytelling), podem contribuir efetivamente para melhorar essa compreensão.

Melhora a comunicação das informações e insights.
Melhora a comunicação das informações e insights.

Data Literacy para compreender os números

A capacidade analítica e de compreensão dos dados não é algo que a maior parte das pessoas têm. Pelo contrário, são poucos que conseguem interpretar números e gráficos de dados. Ainda em tempos de velocidade e excesso de informação, esse contexto agrava.

O Gartner define a literacia em dados como a capacidade de ler, escrever e comunicar dados no contexto. Incluindo uma compreensão das fontes e construções de dados. Além dos métodos analíticos e técnicas aplicadas – e a capacidade de descrever o caso de uso, a aplicação e o valor resultante.

Para melhorar essa capacidade, precisamos alfabetizar em dados as pessoas. O ideal é iniciar esse processo o quanto antes, ainda nos primeiros anos de ensino. Mas principalmente no momento, precisamos intensificar com os estudantes Universitários e profissionais que atuam nas empresas, independente do seu porte.

Medidor Data Literacy por Stéfano Carnevalli
Extraído de Medidor Data Literacy por Stéfano Carnevalli (jun, 2021)

A alfabetização em dados (Data Literacy) envolve preparar as pessoas para lidar com números. Elencando um grau de proficiência em dados podemos definir uma escala que pode ser dimensionada:

  • De não compreendo
  • Ajudo outros a compreender.

Invista tempo em apreender técnicas que ajudem a comunicar os dados de uma forma melhor. Isso trará com certeza uma percepção mais ampla de tudo, e principalmente fará diferença no campo profissional.

Planejar Data Storytelling para pessoas

Muitas vezes, nos deparamos com dashboards que não orientam a tomada de decisão. E que não conseguem comunicar de forma rápida seu propósito ou mesmo objetivo.

Contar a história dos dados ajuda a transmitir o significado de um conjunto de dados de uma forma impactante. E principalmente, algo mais compreensível às pessoas. As técnicas ajudam a envolver, transformando os números em textos, imagens com visualizações de dados com planejamento. Portanto, o Data Storytelling deve ser planejado para alcançar uma excelência comunicativa. Que apresente informações, insights e indique ações para pessoas.

Etapas Planejamento Data Storytelling
Etapas Planejamento Data Storytelling

O Data Storytelling auxilia também analistas de dados, equipando-os com a capacidade de comunicação. Reforçando que com as empresas se tornando cada vez mais orientada a dados, todos os profissionais se tornam analistas. E precisam da informações e insights para tomada de decisão.

Números podem parecer estranhos para as pessoas, facilite!

A maior parte das pessoas precisam ler os números de uma forma mais amigável. Elas não se preocupam muito com as estatísticas, ou mesmo com os cálculos em visualizações de dados. E sim com o que podem fazer com as informações e insights apresentadas.

Números podem parecer estranhos para as pessoas. Use Data Literacy e Data Storytelling.
Data literacy e Data Storytelling

Por isso certifique-se de vinculá-las a algo com o qual as pessoas possam se preocupar. Números podem parecer estranhos para as pessoas, mas os detalhes mínimos são fundamentais para apresentar uma história precisa dos dados, que indique a elas ações e que gere novas perguntas.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Livro Data Storytelling
Stéfano Carnevalli – Data Storytelling

Compre na AMAZON ou EDITORA CRV

Leia também: Data Storytelling para uma galeria de artes

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

Treinamentos Corporativos

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin