Comunicando informações e insights.

Data Storytelling comunicando informações e insights

Nessa série disponibilizada no canal EsTaTiDados comento sobre a utilização do Data Storytelling como um facilitador de comunicação de informações e insights. Os três temas abordados foram divididos em três partes:

  1. Onde usamos o Data Storytelling
  2. Comunicando informações e insights
  3. Data Storyteller: o contador de história de dados

Parte 1: Onde usamos o Data Storytelling

O “Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público. É a forma de contar a história dos seus dados (Carnevalli, S. R.;2019)”. Pode ser aplicado para uma compreensão rápida pela equipe de um conjunto de dados; apresentar dados em uma reunião de trabalho ou chamar a atenção para um problema ou uma causa. Assista o vídeo e saiba mais sobre a aplicação e profissionais que utilizam.

Parte 2: Comunicando informações e insights

O maior desafio em apresentar dados é conseguir que o público-alvo compreenda as informações e insights, de forma rápida e eficiente. A narrativa de dados (Data Storytelling) têm por objetivo auxiliar a comunicação das informações e insights para atingir o objetivo do público-alvo. O data storytelling é um processo que precisa ser planejado, para que depois possamos analisar os dados e criar a apresentação final. Essa apresentação pode ser um formato de slides, vídeo, artigo, nota técnica ou mesmo um website (ou aplicativo).

Parte 3: Data Storyteller: o contador de história de dados

Um dos soft skills do Cientista de Dados é a comunicação e storytelling. Nessa competência surge o Data Storyteller, um profissional que se especializa no planejamento da comunicação e do storytelling das análises de dados. Confira um pouco desse perfil e veja um exemplo de uma apresentação utilizando o Data Storytelling Canvas para planejar o roteiro.

Nesse momento que cada empresa busca uma orientação a dados para tomada de decisão, é cada vez mais necessários profissionais que auxiliem o planejamento das etapas de análise de dados. Esse o foco do meu trabalho e espero contribuir com outros profissionais no seu dia a dia.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller na startup Simples Data e desenvolveu uma metodologia de planejamento que ensinada em seus cursos livres, incluindo uma versão na plataforma UDEMY “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”

Leia e assista também:

Introdução ao Data Storytelling