Flow Immersive para Data storytelling

Data Storytelling com Flow Immersive

O volume de dados coletados têm aumentado exponencialmente nos últimos anos. Esse novo fluxo também gera uma demanda de ampliação da visualização das informações e insights desses dados, gerando novos desafios aos profissionais das áreas de ciência de dados e principalmente aos contadores de história de dados (data storyteller).

Um dos caminhos a seguir é contar a história de dados utilizando tecnologias de realidade virtual, aumentada ou mista. O Data Storytelling immersive começa a surgir como um novo campo a ser explorado que amplia significativamente as respostas para a tomada de decisão tanto para empresas, organizações e governos. Alguma soluções estão surgindo como a desenvolvida pela empresa Flow Immersive, que auxilia profissionais de análise de dados a ampliarem o campo de visão 3D e também permitir uma colaboração no desenvolvimento da história de dados.

Navegue pelo exemplo da aplicação incorporada nessa página:

O Flow Immersive Editor permite desenvolver apresentações compartilháveis ​​geradas em ambientes de realidade virtual em qualquer navegador e smartphones utilizando qualquer dispositivo de VR e AR (realidade virtual e realidade aumentada). Esses ambientes de 360 graus, podem ser projetados para contar histórias com muitos dados e valores para envolver o público com novos insights. Os fluxos desenvolvidos na ferramenta são espaços de informação que envolvem a memória dos colaboradores, que podem também acrescentar dados de forma colaborativa.

Podemos ver mais um exemplo da aplicação no vídeo abaixo:

Data Storytelling Immersive

Segundo Michael DiBenigno (Head of Business – Flow Immersive) o objetivo nesse momento da empresa é em maximizar o alcance do aplicativo. Uma versão gratuita do Flow Editor permite que os usuários usem sua biblioteca de dados para testes, e também oferecem versões pagas para empresas e indivíduos que desejam desenvolver apresentações com seus próprios dados, realizando uma experiência avançada em ambientes de VR e AR.

O maior resultado do Flow Editor sem dúvida é melhorar a maneira como as pessoas podem comunicar grandes ideias principalmente que envolvam volumes de dados. A sobrecarga de informações é gigantesca hoje e, mais do que nunca, precisamos de uma forma que amplie o campo de visualização de dados. Ambientes de realidade mista ajudam a a criar história de dados que comunicam de uma forma mais eficiente permitindo a obtenção de insights mais amplos.

Um outro exemplo desenvolvido pela Flow foi para a Cisco Corporate Responsibility onde criaram uma apresentação interativa para o Fórum Econômico Mundial em Davos. Com dados obtidos de uma pesquisa Gartner, a apresentação foi exibida a líderes econômicos mundiais , dando a cada um a capacidade de ver seu próprio país em relação ao resto do mundo. (Você pode vê-la em ação aqui: https://app.flow.gl/cisco-dr/ ).

Sem dúvida contar a história de dados utilizando tecnologias imersivas será o próximo passo para auxiliar empresas e organizações e tomarem decisão com base em dados.

Mais sobre o Flow Editor:

https://flow.gl/


Autor: Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e têm realizado pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.

Leia também: Visualização imersiva de dados e Data Storytelling

Cursos “Data Storytelling, planejando a história dos dados”:

SYMPLA – aulas ao vivo e ambiente EAD

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos