Data Viz de Natal

No universo do Data Viz de Natal há vários trabalhos desenvolvidos que trazem informações e insights de números relacionados a esse período. Alguns são direcionadas para áreas de vendas, outras com curiosidades e até mesmo relacionadas a ficção sobre o Papail Noel.

A visualização de dados é uma das técnicas que ajudam a contar a história dos dados (Data Storytelling). Algumas dessas visualizações de dados servem como referências para meus trabalhos futuros. Listei quatro referências abaixo, como um presente neste natal de 2020.

Vai nevar na véspera de Natal em Berlim (Alemanha)?”

O primeiro trabalho que trago foi desenvolvido por Cédric Scherer, ecologista computacional e designer de visualização de dados, que trabalha como pesquisador científico no Departamento “Dinâmica Ecológica” do Instituto Leibniz para Pesquisa em Zoológicos e Vida Selvagem (IZW) em Berlim, Alemanha.

Visualização de Dados de Neve em Berlim por Cédric Scherer
Imagem/Fonte: Visualização de Dados por Cédric Scherer

Nessa visualização são analisados e apresentados as informações referente a dados de Natal do primeiro dia de neve e da quantidade total de neve que caiu em Berlim desde o início das gravações meteorológicas na Alemanha em 1891. Algumas observações em destaque foram apontadas como o ano recorde em termos de neve em 1969.
Mais detalhes pode ser lido no blog de Cédric.

TV de Natal e como ela mudou

A visualização desenvolvida por Chris Luv e Rob Radburn (Data Beats) traz uma análise e conclusão sobre o que mudou nos programas de TV do Reino Unido com dados dos canais BBC 1, BBC2 e ITV. A análise considerou o período em que eles eram crianças (1978 a 1985) com parando com os anos atuais (2010 a 2017).

Visualização de Dados de Programas de TV de Natal por Data Beats (ChrisLuv e Rob Radburn)
Imagem/Fonte: Visualização de Dados por Data Beats (ChrisLuv e Rob Radburn)

A escolha da programação inclui apenas o dia de Natal como foco. Uma das análises observadas na metodologia que desenvolveram, foi a mudança do horário do filme de natal na TV atual que passou a ser de manhã e a tarde. Porém vale reforçar que o intervalo do discurso da Rainha permanece no mesmo horário. Na página do Data Beats no Medium você pode acessar o artigo na integra, ou se preferir pode acessar a visualização interativa.

Estarei em casa no natal

A partir de dados de voo dos EUA, o designer de interação, Jeremias Volker, desenvolveu esse premiado infográfico com o objetivo de relacionar o conjunto de dados fornecido a eventos e costumes recorrentes em todo o mundo durante os últimos 20 anos.

Imagem/Fonte: Visualização de Dados por Jeremias Volker
Imagem/Fonte: Visualização de Dados por Jeremias Volker

Um dos destaques da visualização desenvolvida foi a identificação de padrões e distúrbios desses padrões que acabaram sugerindo a pergunta dos passageiros “estarei em casa no natal?”. Detalhes sobre o conjunto do trabalho podem ser acessado no blog do Jeremias.

Voo do Papai Noel

Várias iniciativas registram o voo do Papai Noel durante o Natal, transformando em outros formatos de visualização de dados. A NATS, empresa de gerenciamento de tráfego aéreo global com sede no Reino Unido, divulga anualmente dados que mostram a jornada do Pólo Norte para casas no Reino Unido e na Europa.

Vídeo promocional Yuletide 24 (2014) – NATS

Aproveite também para visualizar o quadro com as “Tradições do Natal” do santatracker.google.com ou mesmo ver as diversas fotos do papel em diferentes países no “Papai Noel ao redor do mundo”.

Fotos do Papai Noel pelo Mundo
Fonte: Tela do site An Esri story map by Matt Artz

Neste ano enfrentamos novos desafios com o COVID-19 e precisamos nesse momento renovar nossas esperanças, agradecer pelo que temos e homenagear as pessoas queridas que perdemos. Um feliz natal e um 2021 com saúde e muitas realizações.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.

Leia também: Data Driven: data storytelling é o próximo passo

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin

Em breve leia também o livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.