Democratizar dados com Data Storytelling

Democratizar dados com datat storytelling

A narrativa de dados têm contribuído para uma formação analítica de profissionais de diversos setores da empresa. Democratizar dados com Data Storytelling passa a ser uma estratégia que ajuda na transformação digital das empresas.

Uma grande quantidade de dados está disponível cada vez mais nas organizações. E embora ser orientado a dados (Data Driven) é uma questão de sobrevivência, muitas organizações não conseguem utilizar os dados de forma útil. Isso por quê, mesmo com utilização cada vez maior de ferramentas de BI, as equipes não estão conseguindo utilizar os dados para tomada de decisão.

Em grande parte, isso ocorre, porque os profissionais nas empresas são capacitados apenas no uso de ferramentas, porém não se trata apenas de ensino de tecnologia. Em vez disso, as empresas precisam conseguir que seus colaboradores compreendam o valor dos dados e saibam como usá-los da melhor forma. Essas habilidades também são conhecidas como Data Literacy (alfabetização de dados).

Ciclo Análise de Dados - Insights
Ciclo Análise de Dados – Insights

Quando comecei (eu Stéfano Carnevalli) a desbravar os conceitos de Data Storytelling, inicialmente o foco era no processo de planejamento para contar a história dos dados. Ao longo da jornada de aprendizado, comecei ensinar profissionais de diversas áreas a utilizarem a metodologia (Data Storytelling Canvas), quando percebi que também contribuía com a alfabetização de dados dos alunos.

Todos já devem ter observado, que em muitas empresas, temos relatórios gigantescos com visualizações de dados, elaborados em ferramentas de self service BI (Tableu, SAAS, Power BI, Qlik), que replicam na maioria das vezes o conteúdo já existente em planilhas (tabelas e gráficos) . Esse replicar gera ainda mais uma quantidade excessiva de informações que não leva a nenhum resultado de insight. Para que esses dados possam ser úteis é necessário simplificar os processos e aproximar as visualizações de dados do público-alvo.

Muitos relatórios (dashboards) não levam a nenhum insight.

Democratizar dados com história de dados

Nesse contexto, da simplicidade, contar história de dados (Data Storytelling) de forma planejada ajuda a diminuir a quantidade de relatórios e receber apenas as informações essenciais para a tomada de decisão (que podem ser em formato de insights).

A narração de histórias de dados pode fazer com que a alfabetização de dados se torne um processo mais fácil dentro das empresas, pois melhora a compreensão dos dados, fazendo com que a visualização final, atinja o objetivo proposto pelo público-alvo.

Poder da Narrativa de Dados
Narrar dados melhora a compreensão.

Aplicar o Data Storytelling no dia a dia, melhora a compreensão dos dados. Todos os setores da empresa podem contribuir de forma planejada com a história de dados, assim podendo tomar decisões orientadas a dados de forma mais ágil e rápida, sem precisar elaborar longos painéis (dashboards).

Democratizando o conhecimento em análises de dados utilizando o Data Storytelling como meio, pode ser uma forma inteligente de alfabetizar em dados todos os profissionais, conseguindo um resultado mais positivo nos desafios de desenvolvimento da empresa.


Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.

Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:

SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand

Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos

Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin

Em breve leia também o livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.

Crédito imagem capa: Arrow vector created by macrovector – www.freepik.com